sábado, 5 de fevereiro de 2011

Expressões regionais

Algumas palavras mudam de acordo com a região,por exemplo, em SP, boneta significa boné,no Rio, aipim é o mesmo que mandioca em Minas ou macaxeira no nordeste,enfim,acho que isso é que a gente chama de expressões regionais,veja bem,eu acho, não tenho certeza, o que eu tenho certeza é que aqui no Pará não dá pra conversar com ninguém,é por isso que eu tenho esse blog,eu preciso me expressar de alguma forma,as pessoas aqui são econômicas no uso das palavras,se voce pede uma informação eles olham de um lado pro outro e respondem"rapaz,sei não , ó" , a palavra rapaz vem sempre antes de qualquer frase,isso independe se estão falando com homem ou com mulher,e termina sempre a frase com ó, não é oh de surpresa, e ó, puro e simplesmente ó, outro dia tinha uma mulher na calçada com duas crianças , uma no colo e outra sendo puxada pela mão,quando eu digo puxada, quero dizer puxada mesmo, pois a mãe andava apressada e a criança com seus passos curtos não conseguia acompanhar a mãe, dava uns passos e uma corridinha, e na curiosidade infantil, sempre perguntava pra mãe sobre alguma coisa que lhe chamava a atenção, a mãe apressada não respondia e a criança continuava perguntando, de repente a criança tropeçou, a mão forte e protetora da mãe evitou a queda da criança,mas em seguida a mesma mão protetora deu um safanão na menina,menininha de uns dois ou tres aninhos e disse o seguinte," caminha ligêro muié, tu prucura dimais", eu não sou paraense,graças a Deus, mas vivo aqui tempo suficiente para traduzir o que a mãe da menininha disse(anda depressa menina , voce pergunta demais) ,mas de todas as loucuras que eu já ouvi por aqui, a que mais me incomoda é uma expressão que eles usam com uma frequencia exagerada e dá vontade de matar o infeliz,vou dar um exemplo, se voce está no ponto do onibus depois de uma chuva forte, e voce olha pro céu e vê nuvens se formando , voce diz pra uma pessoa qualquer que esteja no ponto do onibus,"parece que vai chover novamente", ela responde " pió ", pió quer dizer pior, mas não é pior que vai chover novamente, pió quer dizer que a pessoa concorda com o que voce disse, qualquer coisa que voce disser que tenha relevância, eles respondem pió, poderiam dizer, não entendo de nuvem, não entendo de céu,talvez chova, sei lá,pode ser que sim, pode ser que não,mas é sempre o mísero pió , pra não me aborrecer, não converso com ninguém, escrevo aqui no meu bloguinho tudo que me irrita e assim eu vou vivendo,com imensa saudade do meu cantinho precioso de Minas,a bela e calma cidade de Recreio, e as vezes me pergunto, o que eu estou fazendo aqui neste lugar detestável? deveria ter ficado em Minas, nunca deveria ter saido de Minas, pió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário